Gestão de compliance: conheça 5 caminhos para desenvolvê-la

Uma boa gestão de compliance está atrelada a diversos processos, serviços e rotinas de uma empresa, alinhados com às leis, regulamentos, normas e padrões do seu mercado de atuação.

A definição parece simples, mas, na prática, é bem mais complexo. Estar em conformidade legal tanto em ações internas como externas é, hoje, imprescindível para o elevado ROI (retorno sobre investimento) de qualquer companhia.

Estão embutidos nesse contexto o controle financeiro, fiscal e contábil, a segurança da informação, códigos de conduta e a redução de riscos.

E para que você conheça quais os caminhos para desenvolver uma gestão de compliance de excelência, apresentamos aqui cinco das melhores práticas. Confira!

  1. Saiba com quem está lidando

Uma das vantagens da era atual da informação é a estruturação e velocidade dos dados encontrados na web. Por meio de soluções de big data, hoje é possível pesquisar dados de reputação tanto de profissionais como de organizações.

Dessa forma, você e a sua empresa já identificam (e evitam) possíveis riscos, desde o começo da jornada. Essas soluções geralmente cruzam dados públicos e privados, de modo que entregam relatórios consistentes sobre o órgão ou indivíduo que pretende se relacionar.

  1. Obtenha segurança nas análises cadastrais

Como saber se um potencial novo cliente, um atual ou até mesmo um fornecedor opera de maneira legal? No mercado, existem plataformas que realizam de forma automatizada dados sobre reputação.

É possível analisar aspectos cruciais para negócios, como área de atuação, as possibilidades e perspectivas para o futuro da empresa e o estado de seus ativos e passivos.

Você aumenta a segurança em relação aos processos cadastrais e ainda condensa vários processos de gestão documental dentro de uma mesma plataforma.

  1. Previna-se de crimes

Gestão de compliance também é altamente relacionada à chamada PLD (prevenção contra crimes de lavagem de dinheiro e do financiamento ao terrorismo). O monitoramento constante das informações de cadastros de pessoas e instituições garante que essas estejam diligentes quanto aos riscos de PLD.

Qualquer solução nesse sentido deve estar em conformidade com a legislação brasileira e às práticas globais. Assim, é elevada a segurança cadastral de operações financeiras, como também se reduz drasticamente os ricos em relação à imagem corporativa.

  1. Ofereça um canal de transparência com os clientes

Qual empresa não quer abrir um canal com seus clientes, mas com baixo investimento? Esse é o caso de canais de ouvidoria hospedados em soluções SaaS (software as a service). Como são hospedados na nuvem, não pedem investimentos com hardware e, por isso mesmo, tem custo reduzido.

Outra vantagem de uma solução do tipo é a integração com o site da sua empresa, facilitando a via de comunicação com os clientes. Por meio do canal de ouvidoria também fica fácil reportar sugestões e reclamações para os gestores das áreas competentes. É o relacionamento ágil e eficaz com a sua base de clientes.

  1. Promova um canal de denúncia

Garantir que clientes, colaboradores e fornecedores possam se sentir livres para reportar abusos, ricos e fraudes é, também, uma forma de promover a transparência. Nesse sentido, o cenário corporativo oferece, atualmente, soluções que permitem informar e acompanhar denúncias, seja no ambiente de trabalho ou em más práticas do mercado.

É uma ótima maneira de fiscalizar e gerencias ações quase impossíveis de detectar pela alta gestão das empresas, por exemplo.

 

Existem vários pontos importantes e caminhos a se trilhar quando o assunto é desenvolvimento e gestão de compliance, mas, independentemente de qual seja a sua necessidade, você pode contar com as soluções da ADVICE em todos os momentos. Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas!